Pontos Turísticos
Praça Getúlio Vargas
A Praça Getúlio Vargas é a principal praça de Alegrete, RS. A praça é em forma de corredor, com 167 metros de Norte a Sul e 186 metros de Leste a Oeste. Esta praça se localiza no centro da cidade.
Museu Histórico Oswaldo Aranha - Alegrete
O Museu tem por objetivo preservar, pesquisar e educar utilizando-se do acervo que representa a trajetória do alegretense Oswaldo Aranha, focalizando aspectos que correspondam direta ou indiretamente à cultura da comunidade local e regional. Através do acervo “biográfico”, compreender o Homem, o grupo que “representava”, seu povo e sua época.
Museu do Gaúcho
é o espaço que guarda a memória de antepassados e, inclusive de povos indígenas, responsáveis pela formação étnica de nosso povo. Está localizado na Zona Leste da cidade de Alegrete.
Museu de Esportes João Saldanha
Desativado já há algum tempo, o Museu dos Esportes João Saldanha, que funcionava no Estádio Municipal Farroupilha, pode voltar a atuar em novo local e em novo formato. Grande parte do acervo foi perdida devido às enchentes que alagaram o Estádio. Outra parte está sob a guarda do Centro de Pesquisa e Documentação de Alegrete, o Cepal. A ideia é reunir esse material e reabrir o Museu em outro local, possivelmente em espaço na Praça da Juventude. A memória do futebol de Alegrete estava sendo preservada através de um rico acervo que em parte foi perdido.
Parque Rui Ramos
O Parque Rui Ramos é um dos mais arborizados da cidade. Mais conhecido como “Praça dos Patinhos”, ganhou essa alcunha porque havia um lago com patos e pedalinhos no mesmo lugar. Atualmente, é ponto de encontro dos alegretenses, que tanto no verão, como no inverno, aproveitam o local para se reunirem, principalmente aos domingos, para finalizar com tranquilidade o final de semana.
Igreja Nossa Senhora Conceição Aparecida
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é um templo da Igreja Católica localizado na Rua Vasco Alves, em Alegrete. Foi fundada em 1846.
Museu de Arte e Arqueologia - Dr. José Pinto Bicca de Medeiros
museu foi criado a partir da doação em 27 de outubro de 1978 do proprietário, Dr. José Pinto Bicca de Medeiros à Fundação Educacional de Alegrete, instituição mantenedora dos Cursos Superiores da cidade, uma coleção de 70 obras de arte e 1 imóvel de número 158, da Praça Getúlio Vargas. Logo após, este prédio sofreu algumas adaptações, sendo inaugurado em 1° de dezembro de 1985, como Museu de Arte Dr° José Pinto Bicca de Medeiros. Desde 25 de setembro de 2001 passou a denominar-se Museu de Arqueologia e Artes Dr. José Pinto Bicca de Medeiros, quando o NEPA - Núcleo de Ensino e Pesquisas Arqueológicas passou a integrar a instituição. Atualmente, o acervo artístico do MAARA está constituído de 492 obras, sendo 234 pinturas, 51 desenhos, 19 esculturas e 188 gravuras, procedentes de 32 paises.
Redes Sociais