NOTA DE ESCLARECIMENTO
12º BE Cmb Bld segue enfrentando a pandemia de Covid-19
O 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (12º BE Cmb Bld) vem por meio desta, mais uma vez, esclarecer conduta frente à pandemia de infecção por Covid-19.
Atualmente, nossa população luta contra um inimigo silencioso, invisível e pouco conhecido. E como todos, estamos em constante preocupação e adaptação aos cuidados necessários para minimizar o contágio pelo novo Coronavírus. O mundo vive um momento de crise, medo e incertezas, e como fiéis defensores da Nação, precisamos nos manter sempre prontos, em condições de atuar e auxiliar a nossa sociedade com o “Braço Forte e a Mão Amiga”.
Para tal, não podemos parar. E para que possamos estar preparados para atuar junto à sociedade, quando necessário, não somente na luta contra a pandemia, mas também, durante as enchentes que atingem nossa cidade e outras situações, por exemplo, continuamos nosso preparo constante.
A fim de continuar nosso preparo e minimizar a disseminação da COVID-19, nossa Unidade tem se adaptado, constantemente, e seguido os protocolos estipulados pelas autoridades municipais, estaduais, OMS e pelo Escalão Superior da nossa Força, mantendo todos esses entes informados e atualizados acerca dos procedimentos e, principalmente, dos números de militares infectados e suspeitos.
A Organização Militar disponibilizou lavatório, com água corrente e sabão líquido na entrada do aquartelamento e todos que adentram a Unidade, passam, obrigatoriamente, por aferição da temperatura, lavagem das mãos e aplicação de álcool gel.
Nossas atividades como formaturas e instruções tiveram seus locais de realização modificados, para proporcionar maior espaçamento entre os militares, conforme preconizam os protocolos de enfrentamento à COVID-19. O atendimento ao público externo está cancelado. E há constante orientação quanto aos cuidados preventivos, tendo ocorrido, inclusive, palestra no dia 26 de março, por agente da Vigilância Sanitária Municipal, em nossas instalações.
Todo militar, ao apresentar os mínimos sintomas, desde que informe a situação, é encaminhado para avaliação médica. Os casos suspeitos e confirmados têm sido tratados conforme o estipulado pelas autoridades acima citadas. O Batalhão possui equipe médica e acesso ao Hospital de Guarnição, disponível em tempo integral. Todos os protocolos, estipulados pelos órgãos de saúde sobre conduta com casos suspeitos e confirmados, são operacionalizados, diariamente, pelos profissionais do quadro de Saúde do Batalhão.
Todas as ações de desinfecção, preventiva ou não, de melhorias para acomodação dos militares, suspeitos ou positivados, de outras cidades (como a instalação de ponto de TV por assinatura e instalação de ventiladores para os militares acomodados no nosso CTG) e outras informações têm sido postadas em nosso site e nas nossas redes sociais, as quais estão abertas para acesso ao público. Inclusive, informamos, por via desses canais, que estamos com nossa central telefônica em manutenção, sendo a comunicação realizada por meio das plataformas digitais que são de conhecimento de todos.
As famílias dos militares, suspeitos ou positivados, em isolamento nas dependências do aquartelamento ou em casa, estão sendo informadas e atualizadas acerca do estado clínico dos militares.
Entendemos que nossa população passa por um momento delicado, onde não há espaço para especulações, informações tendenciosas e desatualizadas, muitas vezes oriundas de fontes anônimas que não possuem os dados corretos, que venham a causar preocupação desnecessária e a desvalorização da Força. Nós estamos cuidando dos nossos militares!
Por fim, mais uma vez, o 12º BE Cmb Bld, solicita que qualquer pedido de informação oficial seja dirigido à Seção de Comunicação Social da Unidade, através do e-mail: rp_12becbld@yahoo.com.br ou por ofício endereçado a mesma. Informa, ainda, que estão disponíveis as plataformas digitais do Facebook, Instagram e o site do Batalhão, para que os interessados possam acompanhar as atividades realizadas na Unidade e que quaisquer informações relevantes serão veiculadas por esses canais.
Em momentos de crise, o Braço Forte sustenta o medo e a Mão Amiga auxilia quem precisa. Com cuidado e adaptação continuaremos a lutar sem temor, em defesa da vida e da sociedade!
Redes Sociais